Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita
Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO Nº 9234/2024 - Projeto de Lei do Legislativo N.º 021/2024

Proponente: Ver.ª Ieda Bilhalva (MDB)

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

A par de cumprimentá-lo e aos Edis dessa Casa Legislativa, encaminhamos as Vossas Senhorias, para apreciação e posterior votação, o presente Projeto de Lei nº 021/2024 qual ALTERA O NOME DA RUA BECO 1, BAIRRO CALIFÓRNIA, QUE PASSA A DENOMIMAR-SE TEREZA DE JESUS MOTA DA ROSA.

   

JUSTIFICATIVA

 TEREZA DE JESUS MOTA DA ROSA, nascida em 04 de junho de 1926. No Município de Caçapava do Sul, RS. Foi casada com seu Evaristo da Rosa, teve seis filhos Antônio Zauri da Rosa, José Matias da Rosa, Izaura de Fátima da Rosa, Laureci de Lurdes da Rosa, Ana Maria da Rosa e Luís Vilson da Rosa. Treze netos Grazi, Anderson, Rosana, Felipe, karine. Fernando, Diego, William, Aneliza, Fernanda, Rodrigo, Julia e Luís Guilherme e sete bisnetos Maria Eduarda, Gabriel, Luísa, Mateus, Giovana, Geromel e Amanda.

 Na década de 40 dona Tereza conheceu seu Evaristo da Rosa, ele viúvo e com cinco filhas Eva, Gloria, Tereza, Julia e Edi. Com que se casa e vai morar em Formigueiro, passando a viver da agricultura, principalmente da plantação de arroz. Alguns anos depois se mudaram para Restinga Seca ainda como agricultores porém passaram a plantar soja e criar gado. Dona Tereza logo ficou conhecida na região pois como parteira e benzedeira era muito solicitada. Na década de 50, dona Tereza teve seu primeiro filho Antônio Zauri e em seguida teve mais dois filhos. Já na década de 60 dona Tereza tem seus outros três filhos, a família seguia na lavoura, dona Tereza cada vez mais requisitada como parteira. Na década de 70 dona Tereza e a família deixa a vida de agricultores e vem morar em Nova Santa Rita na época segundo distrito de Canoas, seu filho mais velho Antônio Zauri veio dois anos antes para conseguir serviço e um lugar para trazer a família e juntos buscarem novos sonhos, ao chegar aqui ele ficou na casa dos primos Evaristo e Antônio, logo conseguiu emprego na empresa Matarazzo situada em Morretes hoje Intercement Brasil, assim que conseguiu se estabilizar e ter onde morar a primeira coisa foi trazer sua família. Ao chegar em Morretes logo dona Tereza viu uma oportunidade de manter o ganha pão da família, como ali havia uma empresa onde muitos motoristas e funcionários não tinham onde ficar, ela teve a ideia de montar uma pensão onde servia refeições, disponha de   dormitórios   e também oferecia o serviço de lavanderia para os hóspedes.

Dona Tereza uma pessoa sempre positiva e alegre logo conquistou a todos, seus vizinhos novos, funcionários e motoristas que eram de longe e passavam meses sem ver a família  sentiam-se acolhidos por ela uma verdadeira mãe para todos. Também não demorou para realizar seu trabalho como parteira e ajudar as futuras mamãe a ter seus filhos, o primeiro parto a realizar aqui foi de sua vizinha dona Maria J. Araujo e daí para a frente foram muitos bebês que ela ajudou a trazer neste mundo, sempre devota tinha o dom de acalmar suas pacientes, lhes transmitindo fé, força e coragem.

Passando alguns anos de muita luta e vendo seus filhos crescerem e se encaminharem na vida dona Tereza, já na década de 80 tem seus primeiros netos. A família seguia trabalhando e crescendo. Desde que chegou em Nova Santa Rita dona Tereza sempre morou no bairro Morretes, mas na década de 90 ela se muda para o bairro California e tão logo conquistou o carinho de seus novos vizinhos sempre com seu sorriso largo, fé em Deus e parceiras para as festas o que ela amava.

Os anos foram passando os netos cresceram e os bisnetos chega para alegrar o coração da matriarca da família Rosa, que sempre manteve seus filhos e netos presentes. Em 2001 já com a idade avançada seu coração muito fraco faz com que ela fique dias internada, deixando todos triste e assim foram muitas ida e vindas do hospital, mas como sempre uma guerreira ela não se deixa abalar sendo uma pessoa de muita fé, suas vizinhas se reunião para rezar por ela. Mas o coração não ia bem, então é realizado uma cirurgia e colocado um marca-passo com a graça de Deus ela melhora e dona Tereza não sofria mais com as internações o que deixou todos felizes. Dona Tereza volta a fazer festa, reuniões de orações e desfrutar de momentos felizes com sua família e amigos.

 Em 2018 ela vai morar em Santo Ângelo com sua filha Ana e o genro Airton, sendo ela uma pessoa que amava música e festa se sentia bem lá, pois seu genro que é gaiteiro sempre tinha amigos por perto morou lá por 3 anos. Vindo junto com sua filha Ana e o genro ela retorna para Nova Santa Rita, dona Tereza com seus 94 anos e mesmo com alguns problemas de saúde continua festeira, alegre e devota talvez o segredo de sua longevidade. Em 2021 a família e amigos faz uma linda festa no seu aniversário chegando aos 95 anos a altura dela com muita música, dança, amigos e principalmente toda sua família reunida deixando dona Tereza muito feliz de ver que Deus lhe deu a oportunidade de ter seu maior tesouro como presente de aniversário, família e amigos.

O que todos não sabia é que toda aquela felicidade de dona Tereza na verdade era uma despedida, e ela muito orgulhosa do legado que construiu. Pois vinte dias após seu aniversário ela foi morar na casa de Deus encerrando uma vida de amor pelo próximo. Quem conheceu Dona Tereza de Jesus Mota da Rosa, que em Nova Santa Rita morou por 50 anos e parte desses anos passou no bairro California, rua Timbauva, Beco 1 casa nº32 com certeza tem uma história alegre dela. A pedido dos familiares. Vizinhos e amigos que querem fazer esta justa homenagem a ela.

“Dona Tereza de Jesus Mota da Rosa exemplo de mulher empoderada, esposa, mãe, vó, parteira, benzedeira e empreendedora.”

Certos de contarmos com a atenção que Vossas Senhorias dispensarão ao acima exposto, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos, caso julguem necessário.

 

Nova Santa Rita, 11 de Julho de 2024.

 

Documento publicado digitalmente por VEREADORA IEDA BILHALVA em 11/07/2024 às 19:03:33.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8794a978c9dfae5a330fdd7993ab6f96.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://novasantarita.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 57900.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
IEDA MARIA DE AVILA BILHALVA:69284423015 às 11/07/2024 19:04:45