Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita
Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita
Estado do Rio Grande do Sul

Proponente: Ver. Silvio Roberto Flores de Almeida (PP) PROCESSO Nº 3591/2022 - Projeto de Decreto Legislativo N.º 001/2022

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO:

ZARA, CIDADÃ NOVA SANTA-RITENSE


A história de vida de Zara Lubing Moraes Schoroeter está intimamente ligada com a trajetória política e histórica de Nova Santa Rita. Nascida em 3 de julho de 1941, em Porto Alegre, com apenas cinco dias de vida veio, com sua família, morar no então 2º Distrito de Canoas, Santa Rita, na localidade de Morretes. Sua infância e adolescência foi tal qual qualquer criança e jovem Morretense: brincadeiras até o entardecer, idas até a Estação Vasconcellos Jardim para ir até Porto Alegre ou algum município do interior, inúmeras travessias na antiga balsa para ir até Canoas, os festejos da Capela Nossa Senhora da Conceição e os bailes do Salão Fidalgo ou no Clube da antiga Cimensul. Casou-se aos 18 anos com Felipe Matthia Neto, indo morar em Canoas por dois anos e, depois, retornou a Santa Rita para ficar mais perto da família. Do casamento com Felipe vieram os seus três filhos: Lauro Rizieri Matthia, Luis Antônio Matthia e Claudia Beatriz Matthia. Também foi casada com Nicolau Schoroeter.
Desde a sua juventude, Zara sempre se envolveu em causas comunitárias da comunidade nova-santa-ritense, participando e incentivando a participação de outras pessoas em iniciativas como Grupo de Idosos Esperança, a qual foi fundadora, e também grupos de oficinas de artesanato nos bairros. Em 2000 concorreu a vereadora nas eleições, pelo então PPB, hoje Progressistas, obtendo vitória. Seu mandato parlamentar foi marcado pela defesa de diversas pautas da comunidade no âmbito social e da Saúde. Foi também grande incentivadora da criação do Arquivo Histórico e Museu Municipal Emígdio Antônio de Oliveira, reunindo antigas fotografias, documentos e objetos para compor o acervo. Além disso, Zara reuniu esforços para um convênio da prefeitura com Consórcio do Polo Petroquímico de Triunfo, que possibilitou a construção da Biblioteca Pública Mário Quintana, em 2005.
Em 2004, ingressa no PTB e concorre a vice-prefeita na chapa de Amilton Amorim, do mesmo partido, obtendo vitória no pleito. Em 2008 concorreu ao cargo de prefeita pelo então PPS, hoje Cidadania, ficando em terceiro lugar na disputa vencida por Chico Brandão. Mesmo não estando mais tão ativa no cenário político, Zara não deixou de estar presente nos eventos e demais iniciativas do âmbito social do município.
Sua postura e conduta na forma de auxiliar a comunidade fazem dela uma grande liderança, pois onde Zara está, todos a conhecem e a tratam com muito carinho e gratidão, pois foi exatamente dessa forma que ela sempre tratou a todos em todos os projetos pelos quais ela esteve à frente.

   

Nova Santa Rita, 16 de Maio de 2022.

   

 

Atenciosamente,

Silvio Roberto Flores de Almeida 

   

Documento publicado digitalmente por SUELLEN SOUZA em 16/05/2022 às 10:34:15.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 86add1b5182bc4f6d89493b67a8fe6ce.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://novasantarita.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 23838.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
SILVIO ROBERTO FLORES DE ALMEIDA:33896372068 às 16/05/2022 10:38:49